segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Vote consciente

Muitos candidatos a vereador da cidade de São Paulo se apresentaram nos últimos meses. O número é realmente exorbitante. Segundo o Tribunal Superior Eleitora (TSE), 1.077 candidatos concorrem às 55 vagas disponíveis na Câmara Municipal de São Paulo, ou seja, são cerca de 20 candidatos por vaga, comparando-se a um concorrido vestibular para ingresso em curso superior.

A principal diferença é que os candidatos a uma vaga no curso superior se preparam por anos para atingir o objetivo, enquanto os candidatos à nossa tão sonhada Câmara Municipal ganham no grito, na compra de votos, enganando o contribuinte com tapinhas nas costas.

A hora está chegando e os quatro anos seguintes serão melhores ou piores de acordo com as escolhas feitas por você, eleitor. Ao escolher o seu candidato a vereador fique atento à ligação que ele tem com a região em que você mora. Em uma cidade do tamanho de São Paulo, os vereadores devem ser escolhidos de forma a aproximar as necessidades da região das decisões governamentais. Assim, escolhendo um candidato que conhece o seu bairro e as suas necessidades, fica mais fácil cobrar soluções e confiar nas propostas.

Neste caso, podemos perceber que santo de casa não faz milagre, como vem acontecendo por anos na nossa Zona Norte, em que políticos regionais despreparados não atendem às expectativas da população. O ideal seria podermos contar com o voto distrital, em que cada região faria valer sua vontade, mas enquanto isso não acontece temos que prestar muita atenção na pessoa e no seu histórico de ações.

Não venda seu voto em hipótese alguma. O seu voto vale tanto quanto o de qualquer outro cidadão, ou seja, não tem preço. Pense bastante antes de digitar um número na urna eletrônica no próximo dia 5 de outubro. Esse ato relfetirá na sua vida e na vida das pessoas que convivem com você, portanto, o mais sensato é conhecer bem o candidato que se escolhe.

Para a escolha do seu candidato a prefeito valem as mesmas dicas, mas de forma mais generalizada. Escolha o candidato pelo que ele efetivamente pode fazer para melhorar a vida da sociedade paulistana. Um bom prefeito não é feito apenas de sorrisos e afagos, mas deve mostrar uma conduta justa, honesta, com transparência de propostas.

Essa é a hora do povo. É a hora em que a sociedade escolhe quem vai representá-la na administração da cidade, quem vai decidir o que é melhor para a sociedade, por isso, vote consciente!

Nenhum comentário: