terça-feira, 2 de setembro de 2008

Tai chi chuan

Então, hoje levantei às 6h30, comprometida com uma nova atividade. Todos os dias o Parque do Trote, uma área verde linda bem perto de casa, oferece Tai Chi Chuan, Tai Chi Pai Lin, Yoga e outros desses exercícios relaxantes de conexão e reconexão de energias.

Hoje foi meu primeiro dia com o Tai Chi Chuan, e já aprendi algumas coisas que valem à pena passar adiante.

São 37 movimentos, se não me engano. Cada um deles guarda significados únicos. Hoje aprendi apenas quatro. Acrescento que não é fácil. A leveza dos movimentos é algo que se conquista com o tempo, disse a professora.



Mas, o mais interessante, é que todos os movimentos visam o equilíbrio entre Yin e Yang. Todo mundo lembra daquele símbolo do Yin Yang em que há dois lados, um branco com uma bolinha preta e um preto com a bolinha branca. Então, isso é o equilíbrio, é o tai chi.

A energia Yang vem da terra e a energia Yin vem do sol, do céu. Os exercícios visam sempre a mentalização das energias entrando pela cabeça, esqueci o nome que dão, e chegando até o umbigo, também esqueci o nome. No umbigo essa energia do sol se encontra com a energia da terra, que sobe pelas pernas ou é captada com um exercício de agachamento e abre e fecha das mãos, bem relaxante. Lá as energias se misturam de forma circular. Agora entendem o símbolo?

Foi bem legal. Pena que não posso ficar até o fim da aula, pois ainda volto p casa a tempo de tomar um bom banho e ir trabalhar, mas realmente valeu à pena, fora que o sol pela manhã é algo liiiiiiiindo e que merece nossa contemplação.

Nenhum comentário: