segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Eleitores estão indecisos quanto em quem votar para vereador

Pesquisa Ibope, contratada pelo Estado e pela TV Globo e divulgada em 28 de setembro, aponta que 63% dos eleitores em São Paulo ainda não sabem em quem votarão para vereador. Outro dado que assusta é que 59% do eleitorado não se lembra em quem votou para vereador nas eleições de 2004. A decisão de última hora para as eleições de 2008 corrobora para mais quatro anos de amnésia.

Do universo de entrevistados, apenas 28% sabem dizer, depois desses quatro anos, em quem votaram para vereador. O problema é que o gesto dos eleitores abre prescedentes para a informação de que 91% dos projetos aprovados na Câmara Municipal de São Paulo são irrelevantes, como concessões de medalhas, títulos de cidadão paulistano, batismo de logradouros públicos.

O estudo foi conduzido pela ONG Transparência Brasil e abrangeu 3.021 projetos apresentados entre 2005 e 2008. Desses, 646 davam nome a ruas, praças e escolas.

A população deve ter em mente que os 1.077 cidadãos que pleiteiam uma das 55 vagas da Câmara Municipal de São Paulo devem fazer muito mais do que homenagear famílias com nomes de rua. Eles têm um compromisso com o contribuinte, antes de tudo. Devem legislar de acordo com os interesses da população que os escolheu.

Tome cuidado. Escolha o seu candidato com propriedade. Escolha uma pessoa ou um partido em quem confia para ditar os rumos que São Paulo deve tomar. Educação, habitação, infra-estrutura, transporte, saúde, tudo o que diz respeito à vida em comunidade.

Se o eleitor não se preocupa em quem votou nas útlimas eleições, em quem colocou sua confiança para lhe representar, como cobrar ações de revelência dessas pessoas? Não sabemos quem as elegeram.

Voto consciente, por uma São Paulo melhor, por uma vida em comunidade melhor, pela real democracia.

Nenhum comentário: