quarta-feira, 30 de abril de 2008

Não patológico

Ela abre a janela e o sol não está lá. Recosta-se na cama e não há o que fazer. A chuva toma conta do dia e entristece os corações mais suscetíveis. Não o dela, que é só alegria e não liga para a chuva, mesmo que não tenha nada mais interessante para fazer.

Ainda recostada na cama, pega um livro de cabeceira e folheia. Verdadeiramente o assunto não a interessa. Algo sobre romances melosos que começou a ler há séculos e não teve saco para terminar. Devolve o livro e olha para o guarda-roupas, bastante bagunçado diga-se de passagem. Também não tem vontade de arrumá-lo ou qualquer outra coisa que lembre trabalhos domésticos forçados.

Já são quase meio dia e ela percebe uma movimentação no corredor das casas. Uma espécie de apartamentos sem andar definido. Uma vila se quiser. Mas um corredor que começa no 1 e acaba no sete. A movimentação é da vizinha do 5, que insiste em passar o dia todo às voltas com as vassouras, baldes, materiais de limpeza e um rosto de tédio que ninguém merece.

Há dias, comentou sobre as janelas sempre muito limpas dessa vizinha, deixando transparecer uma pontinha de inveja, mas, por outro lado, evidenciando o caráter inútil de estar com a janela da cozinha sempre límpida.

Depois disso, passou a reparar o entusiasmo da mulher em limpar a casa nos mínimos detalhes, sem deixar um cantinho sem atenção. Ao perguntada, respondeu: "Se a janela estiver suja eu não consigo deixa-la aberta. Sou muito alérgica".

Fala sério. Pensou ela. Indignada com tanta dedicação, passou a reparar melhor. Se chegasse em casa às 14 horas, a moça estava arrumando. Se chegasse em casa às 20 horas, a moça estava arrumando. Se saísse de casa às 9 horas, a moça estava arrumando.

O marido, viu algumas poucas vezes, parece que trabalha muito. A vizinha, dona de casa por opção, ou por falta de. O fato é que ela concluiu que a mania de limpeza é algo patológico, talvez por falta de melhor coisa para fazer.

Ainda bem que ela se sente normal, arrumando a casa quando acha que está suja... apenas quando acha que está suja, pois tem mais o que fazer....

Nenhum comentário: