quarta-feira, 23 de abril de 2008

Difícil diferença

ver.da.de
1 Aquilo que é ou existe iniludivelmente. 2 Conformidade das coisas com o conceito que a mente forma delas. 3 Concepção clara de uma realidade. 4 Realidade, exatidão. 5 Sinceridade, boa-fé. 6 Princípio certo e verdadeiro; axioma. 7 Juízo ou proposição que não se pode negar racionalmente. 8 Conformidade do que se diz com o que se sente ou se pensa. 9 Máxima, sentença. 10 Cópia ou imitação fiel. 11 Representação fiel de alguma coisa existente na natureza.

sin.ce.ro
1 Que denota sinceridade ou simpleza. 2 Que usa de sinceridade, que se exprime sem intenção de enganar, ou de disfarçar o seu procedimento. 3 Que exprime só o que sente e pensa. 4 Que é dito ou feito de modo franco, sem dissimulação ou disfarce. 5 Leal, natural, verdadeiro.

Percebam que na definição do dicionário para VERDADE há algo de peculiar: conformidade das coisas com o conceito que a mente forma delas. Isso significa que a verdade é mais subjetiva do que imaginamos, do que cobramos dos outros.

Já na definição de ser SINCERO entra o conceito de verdade.

Verdade para quem? Essa é a pergunta certa. O que é a sinceridade - qualidade tão evidenciada por pessoas que conferem a si dizer tudo o que pensam - se não a verbalidade daquilo que consideram verdade? E, se verdade depende de mim, de você e do outro, qual é a verdade de todos? Aquela construída pela coletividade ou a que entendemos ser a melhor?

Difícil.

Cobrar a verdade de alguém não significa que essa verdade seja a que você espera ouvir. Certo? Certo. Mas, pior, é cobrar a verdade que você quer ouvir e não aceitar outra diferente da sua.

Difícil, de novo.

O conceito das palavras nos ensinam, além de como aplicá-las, entendê-las na completude.
Quero ser verdadeira, sincera, mas, talvez, a minha verdade não agrade, ou não seja a que espera, mas é minha.

A minha verdade é melhor que a sua? Claro que não. O problema é entender isso e aprender a enxergar a questão ilusória da verdade. Aquela parte subjetiva da verdade, que mesmo sendo pura para quem fala, soa falso a quem escuta; é apenas a DIFERENÇA: 1 Qualidade ou estado de diferente; desigualdade. 2 Propriedade ou característica pela qual pessoas ou coisas diferem. 3 Alteração. 4 Inexatidão. 5 Divergência de opiniões; desacordo, discordância, dissensão, controvérsia. 6 Prejuízo. 7 Desproporção.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, meu anjo!!!

Dificil mesmo entender coisas que não são vista e nem pensadas por nós, dificil aceitar pensamentos ou propostas que não são verdades pra nós... mas assim que a vida nos passa seus ensinamentos, por meios das pessoas que não compreendemos ou não queremos compreender, pelas pessoas que amamos e naum queremos acreditar... e por esses meios vamos nos tornando pessoas maduradas, vividas e sofridas, mas sempre com algo bom para produzir, marcar, deixar... amor, amizade, conhecimento, paz, ódio, orgulho... etc.

Assim somos quem somos...


Te amo demais..
Do seu eterno Fabrício Quirino