quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Mausoléu do Soldado Constitucionalista de 32



No dia 2 de outubro fui fazer uma matéria sobre a comemoração da Cessação das Hostilidades da Revolução de 1932, que foi iniciada em São Paulo e envolveu vários estados brasileiros, inclusive Minas Gerais, quando fomos inimigos, pois Minas lutava pelo País e São Paulo pela edição de uma Constituição.



O fato é que alguns anos depois do final da Revolução de 32 foi instituída a Constituição, portanto, apesar de terem se rendido nas batalhas, os revolucionários se consideram vencedores da guerra, pois o objetivo foi alcançado.



O que quero observar aqui é o fato de que o Mausoléu do Saldado Constitucionalista, o famoso Pirulito, bem em frente ao parque do Ibirapuera, em São Paulo, tem uma arquitetura estranha, mas esplendorosa.



O ar fúnebre, com caixas contendo os restos mortais de paulistanos, mineiros, goianos, nortistas e outros, é completado pelos mosaicos nas paredes. São verdadeiras obras de arte. Pequeninos retalhos de pedras compõem paisagens com mensagens fortes.
Acompanhem as fotos com atenção...

3 comentários:

Nei Duclós disse...

A data para as eleições da Constituinte foi marcada antes da guerra de 1932, Laryssa. E a votação (direta, com a participação pela primeira vez das mulheres) aconteceu exatamente na data marcada antes que os paulistas se revoltassem por terem perdido, na revolução de 1930, o poder usufruído na República Café com leite. A História é outra.

Laryssa Martins disse...

Obrigada, Nei, pelas considerações. Graças a sua participação tenho mais uma versão para o fato, que, sinceramente, tem muuuuitos lados para uma história só...
obrigada...

Laryssa Martins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.