quarta-feira, 21 de maio de 2008

44% de médicos sofrem de transtornos psicológicos

Um estudo realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) com 7.700 profissionais em todo país revelou que 44% dos médicos sofre de problemas psicológicos como depressão e ansiedade. Na população, segundo uma pesquisa internacional usada como referência para o CFM, o índice de depressão e ansiedade é de 33,4%.

Nesse quadro, identificamos que a comunidade médica também precisa se tratar. O autor da pesquisa, Genário Barbosa, acredita que são necessárias políticas públicas através de parcerias com os ministérias da Saúde e da Previdência para que esses profissionais passem por regulares baterias de exames.

Do total de 7.700 médicos entrevistados na pesquisa, 6.329 trabalham em dois ou mais empregos, 2.200 tomam remédios por algum problema grave e 7,7% têm transtornos mentais graves, inclusive, com 3,3% com incídio de suicídio.

Além disso, 57% sofrem de estafa, entre moderada e grave, o que acaba atingindo a saúde do corpo também, levando a doenças cardíacas e alterações do sistema circulatório (20%) e no aparelho digestivo (21,8%). A estafa é chamada de Síndrome de Burnout, recorrente em profissionais da saúde e médicos, que aparece em pessoas com jornada exaustiva de trabalho e com intervalos pequenos entre um e outro.

Os principais sintomas são exaustão, desânimo no emprego, estafa emocional, mudança brusca de humor e insatisfação extrema com a vida, negativismo, depressão e instabilidade emocional.

Esses dados são mais alarmantes se levarmos em consideração a profissão desses homens e mulheres, que lidam com a vida humana o tempo todo, durante expedientes longos demais ou dobrados, como é o caso de 82% da comunidade médica que trabalha em dois ou três empregos por causa dos salários considerados baixos.

Os médicos estão precisando de cuidados e a partir dessa pesquisa algumas iniciativas farão com que os médicos não confirmem certos ditados populares, como: "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço" ou "Em casa de ferreiro o espeto é de pau".

Nenhum comentário: