quarta-feira, 4 de junho de 2008

Discorde

A cada dia percebo que entender o ser humano é tarefa impossível. Conhecê-lo com propriedade é também um desafio. Por mais que convivamos de perto não há como identificar todos os traços da personalidade, prever reações ou desejos.

Será que a psicologia entende o comportamento humano, ou simplesmente o descreve procurando coincidências? Percebo que não é possível intrepretar as ações pura e simplesmente para se compreender alguém. É necessário muita conversa, especulação, desentendimentos e outros instrumentos para chegar, ao menos, ao nível mais tênue de conhecimento.

Conversando com um promotor de justiça ouvi algo que soou verdadeiro. As pessoas têm dificuldade em conversar no sentido compelto da palavra. Por mais que uma pessoa se considere democrática em aceitar o direito do outro de ter uma opinião diferente, o que é perfeitamente normal e aceitável, sempre interpelamos, interrompemos, falamos mais alto na tentativa de sermos ouvidos, e mais que isso, fazer com que a pessoa, a qualquer custo, se convença dos nossos argumentos.

Mas, o convencimento não é necessário. Podemos perfeitamente conviver com idéias diferentes das nossas, aprendermos a conversar e discutir sem brigar, sem degladiação, sem desrespeito ao que é diferente.

Assim entendo e quem discordar, que exponha....

Nenhum comentário: