quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Faça como eu: cacho é tudo

Pesquisa realizada pelo consultor e professor de estética Robson Trindade, e divulgada pelo Jornal da Tarde de 22 de janeiro, quinta-feira, revela que 89% dos cabeleireiros brasileiros admitem que já usaram formol para alisar o cabelo de suas clientes, sendo que 17% destes profissionais estão fazendo tratamentos para corrigir os efeitos nocivos da substância altamente tóxica.

O formol é proibido e não tem registro sanitário para ser usado em procedimentos estéticos. Sua utilização pode ser cancerígena e colocar em risco a saúde do cliente e do profissional, principalmente para o profissional que se expõe com frequência à substância.

O presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, João Roberto Antonio, diz que, dentre outros, os principais problemas de saúde acarretados pelo uso de formol nos cabelos são queimadura, alergias, inflamação das vias respiratórias, dermatites no couro cabeludo, além de ser cancerígeno. A aparência dos cabelos também fica prejudicada, com fios sem brilho, sem vida e opacos.

Pela legislação sanitária os alisantes podem conter apenas 0,2 g de formol, mas pesquisa do Instituto Adolfo Lutz mostrou que 52% das amostras tinham uma concentração até dez vezes maior que o limite.

A busca pelas madeixas de liso perfeito pode ser prejudicial tanto para o visual quanto para a saúde. O ideal é não usar produtos que contenham a substância, mas, se for o caso, é importante analisar o rótulo e constatar a quantidade de formol usada. Mesmo estando em concentração adequada deve-se usar máscara, tanto profissional quanto cliente, para evitar a inalação do produto.

É bom frisar que os cachos estão sendo bastante valorizados agora e que a busca de uma beleza padrão tem limites.

Um comentário:

Rodrigo disse...

criativa vc...
acessa o meu
vai gostar
www.laryssadevaneios.blogspot.com